. louvor & adoração

post_22jan.jpg

Problemas e dificuldades na equipe de louvor  

Há alguns meses venho analisando e estudando os problemas enfrentados pelos grupos de louvor das igrejas. Além da falta de comunhão, várias outras dificuldades são relevantes para a crise que, principalmente, pequenos grupos de louvor têm passado ultimamente. 
Vou listar aqui alguns pontos que afetam o fluir do louvor na hora da ministração. 

1. Falta de Estrutura 
“… falta 5 minutos para iniciar o culto, o ministro da noite pega seu violão, quando vai afinar a ultima corda, a “E” (mizinha) arrebenta. E agora? Não tem um encordoamento sobressalente?…” 

“… o culto está prestes a começar, a equipe de louvor está fazendo os últimos ajustes. O pessoal do vocal testa mais uma vez os microfones, e o microfone da Mariazinha ta falhando. Ora a voz sai, ora não. Que será que houve, dá um jeito aí no microfone Zé… o Zé mexe daqui, mexe dali e vê que o cabo está rompido na ponta. Não tem mais cabo, não tem outro microfone. E agora?” 

Essas pequenas estórias são novidades pra você? Pois para mim não são. 
As igrejas atuais dificilmente investem financeiramente no ministério de Louvor. Equipamentos precários, cabos sem condições de uso, falta de instrumentos e mais uma infinidade de coisas que não seria necessário eu citar aqui.Os investimentos nos músicos também são mínimos, ou até mesmo não existem. Compra e manutenção de instrumentos ou até uma aula de música, manutenção de cabos e eletrônicos, curso de técnico de som, esses investimentos, totalmente necessários no meu ponto de vista, não acontecem nas maiorias das igrejas hoje. 

2. Falta de conhecimento musical Músicos! Escutem músicas de vários estilos.
Aprendam escutando. Não se limitem apenas àquele ministério que você curte muito. Ou àquele estilo de música que você adora. Ouça Rock, pop, jazz, blues, Asaph Borba, Daniel de Souza, Diante do Trono, Cassiane, PG, Ludmila, David Quinlan, louvores da Harpa Cristã, Lucas Souza, Fernandinho… etc etc etc… Não que você tenha que gostar de todos, mas ouvi-los vai te gerar muitas qualidades musicais, além de alimentar seu espírito. Outra coisa, nunca copie o estilo musical de ninguém. Deus te fez único e com um estilo próprio, descubra seu estilo sem copiar ninguém, e ser cover de ministérios de louvor não ta com nada.
 

3. Falta de Habilidade musical 
Se tem uma coisa que me irrita profundamente é a falta de entrosamento e a falta de habilidade musical. Sabe aquela história de querer mostrar tudo que sabe (ou o que acha que sabe) numa só música? Pois é o que mais acontece atualmente nas equipes de louvor. Guitarra solando na hora errada, bateria fazendo rolos e mais rolos como se estivesse se apresentando só, baixo fazendo coisas que não encaixam com a música que está sendo ministrada, instrumentos errando seqüência de notas, vocal fazendo firula em todo tempo, ah como isso é desagradável. Isso pode fazer com que o tempo de louvor seja um total desastre.  

Vou fazer 3 pedidos mas que também servem como dicas para os músicos: 

I – Músico respeite a cadência da música. Todas as músicas têm seus altos e baixos, não adianta começar a música a todo vapor, e o refrão ficar na mesma. Valorize o refrão, valorize cada parte da música, onde o instrumento deve se sobressair, mande bala, na hora que as vozes devem se sobressair, seja suave, toque conscientemente; 

II – Músico, se você esqueceu a seqüência de cifra da música que está sendo ministrada, não toque! O silencio do seu instrumento ministra mais do que você errando nota ou tocando algo que não condiz com que a musica pede; 

III – Nunca improvise sem saber. 

Estude, ensaie, aprenda… Não to querendo que sejam profissionais para ministrar na equipe de louvor, mas que tenham o mínimo de musicalidade para ministrar diante de Deus e da igreja. 

4. Falta de ensaio 
Esse é um dos pontos críticos da maioria das equipes de louvor. Falta de tempo, dificuldade de reunir o grupo num mesmo dia e horário devido aos compromissos pessoais de cada membro são os principais motivos. Falta de ensaio gera erros, gera falta de companheirismo, falta de harmonia, falta de sensibilidade e coesão entre os músicos.Dedique ao menos 3 horas da sua semana para ensaiar com sua equipe de louvor e pelo menos 1 hora para você ensaiar sozinho, treinar sua voz, treinar com seu instrumento. Lembre-se que estudar e ensaiar nunca é demais. 

5. Falta de Comunhão 
Assim como a falta de ensaio, os principais motivos que levam a falta de comunhão são falta de tempo, e dificuldade de reunir o grupo devido a compromissos pessoais (faculdade, trabalho, etc.). A equipe precisa estar unida, precisa estar em comunhão, saber um do problema do outro, orar um pelo outro, mas também necessitam se divertir juntos, sair juntos, ter uma amizade mais próxima. Dedique um tempo para se reunir com sua equipe. Marque um passeio, passem um dia juntos, se reúnam para uma pizzada, para ir ao cinema, isso vai ajudar bastante a equipe a ser mais entrosada, você vai ver. 

6. Falta de Compromisso 
Seja uma pessoa compromissada. Tem ensaio marcado? Seja pontual, não atrase, não falte. Não saia do culto após ministrar o louvor, não discuta por coisas banais. Seja dedicado, submisso, humilde, organizado, companheiro, persistente, disposto, integro, sincero, paciente, e principalmente, temente a Deus. 

7. Pecado no grupo 
Não to falando somente de pecado sexual, pecado de roubo, mas quero enfatizar a inveja, ciúmes, raiva, fofoca, tudo isso acaba afetando o grupo todo na hora do louvor. As coisas não fluem, o ambiente fica pesado, e só você sabe o porquê. Portanto confesse, perdoe, mude de atitude, seja um canal de benção dentro da equipe de louvor. 

Thiago de Carvalho
http://www.sabadoanoite.wordpress.com   

9 respostas em “. louvor & adoração

  1. Ih, Thiago, sabe uma coisa que eu aprendi nesses anos de igreja? O problema nº 7 é o primeiro, segundo e terceiro mais importante. Se um grupo (seja ele de louvor, intercessão, EBD…) conseguir crescer em Deus, todas as outras coisas serão acrescentadas.

    Abraços.

  2. Ola Thiago….
    Bom Gostei muito desse estudo….pq tudo oq vc escreveu esta acontecendo no ministerio de louvor aqui da minha igreja no qual eu sou o lider…Mais eu confio no Deus vivo que eu sirvo…pra haver mudança…..
    Continue…sendo essa pessoas inspirada por Deus…..

    Um Grande Abraço em Cristo
    Vlw

  3. Excelentíssima reflexão, pois são pequenas coisas e que as vezes parecem insignificantes, que fazem grandes diferenças no momento de reunir o todo.

    Parabéns por esse seu maravilhoso trabalho e fique na Glorisa Paz de Deus!!!

  4. Eu gostei muito do que acabei de ler, isto sé a mais pura verdade.
    Tem muito mais ainda, tem músicos que se acha insubstituível e marca compromisso com vários grupos no mesmo horário e depois ele vai escolher qual deles está no nível dele, ou se em algum vai rolar uma grana é naquele que ele vai.

  5. Opa! Muito interessante!

    Concordo com o beadisciple, e acrescento: quando o ministério de louvor é composto por verdadeiros adoradores, o louvor e a música fluem e são aperfeiçoados dia após dia pela atuação do Espírito Santo, pela necessidade que cada um sente de se aperfeiçoar estudando e ensaiando e pela busca de conhecimento técnico da forma disponível. Sem adoração, tudo não passa de música cristã, ou seja, música que fala a respeito de temas do cristianismo. Louvor só existe quando parte da adoração e então gera música de louvor.
    Enquanto existirem disputas, rixas, inveja e preferência por tudo isso em lugar da santidade, a adoração continuará extinta na vida dos ministros, e então a congregação não terá nada mais que um momento de música, em lugar do perfeito louvor.

    Abraços,
    Bruno.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s