. ministério de comunicação na igreja

post2_06ago.jpg
[indicação de site]

Hoje vou começar uma série de posts sobre um ministério muito importante na igreja – ministério de comunicação e marketing.
Acompanho mensalmente o site do instituto Jetro, e lá tenho lido bons artigos sobre esse tema, como também de diversas outras aéreas da igreja. Instituto Jetro é um site muito bom para lideres, gestores, pastores. Tem um acervo de artigos e estudos muito interessante.
Se eu fosse você passava lá!


[comunicação&marketing na igreja]

Como implantar um ministério de comunicação?
Rodolfo Garcia Montosa

Ter uma equipe que cuide da comunicação da igreja local é de fundamental importância para assegurar clareza e objetividade de entendimento nas comunicações com o público interno e externo. Sugerimos os seguintes passos para a implantação desse ministério:

1. Identificar pessoas – procure na igreja profissionais da área de comunicação, tais como jornalista, escritor, designer, profissionais de agência de publicidade, professores da área etc. Será muito mais fácil iniciar esse ministério com pessoas experimentadas na arte de comunicação.

2. Sonhar juntos – ainda neste momento não envolva para o trabalho específico. Convide as pessoas para uma série de 3 a 4 reuniões. Nestas reuniões procure conhecer melhor cada um com sua história, seus sonhos e sua visão sobre ministério. Certamente ao longo dessas conversas Deus estará confirmando quem devera estar envolvido. Fale um pouco sobre qual seria a missão desse ministério, mas esteja aberto a receber idéias e sugestões. Cada vez mais as pessoas querem estar trabalhando em equipes, onde todos podem opinar e discutir assuntos. 

3. Planejar juntos – quando já se definiu quem vai participar, começa a hora de planejar o que fazer, qual a freqüência, com qual linguagem, etc. Considere o público alvo que se pretende atingir como ponto de partida: público interno ou externo? Jovens, crianças ou adultos?  

4. Providenciar suporte – esteja sensível aos recursos necessários para que a equipe desenvolva o trabalho. Se a idéia é criar um periódico, por exemplo, quem pagará? Qual será a tiragem? Como manter esse serviço? Chamar pessoas para trabalhar sem oferecer suporte efetivo é muito ruim.  

5. Fazer e avaliar – tão importante quanto fazer é o exercício de avaliar o que se fez. Em comunicação significa checar a relevância e entendimento do que se está comunicando. A avaliação deve ser objetiva e sincera. O melhor método é pesquisar a opinião do próprio público-alvo daquela comunicação. Após avaliar, a equipe deve decidir se prossegue na mesma direção, faz ajustes ou aborta a estratégia e parte para outra.Enfim, esses passos básicos certamente ajudarão na formação de um ministério de comunicação. Pelo que pode ficar claro, o ponto essencial é envolver pessoas. Essa verdade é aplicável a qualquer outro ministério. 
fonte: www.institutojetro.com.br

5 respostas em “. ministério de comunicação na igreja

  1. òtimo site.
    Desejo mais informações sobre ministério de comunicação em igrejas.
    Elio Gonçalves
    Micom Pibpiuma ES

  2. Gostei mto do seu post!
    Faço parte do ministério de comunicação da minha igreja, sou a coordenadora da parte da internet, mas estou encontrando um pouco de dificuldades pq estou sem ideias pra postar materias, n sei uq coloca no site, vcs tem alguma ideia?
    E este mês em minha igreja é o mês da comunicação e precisamos bolar algo neste mês para apresentar nos cultos vc tem alguma idéia do q podemos fazer???
    Abraços! Fikem na paz!

  3. Estou começando a implantar o Ministério de Comunicação na minha igreja e achei muito bom o seu post, que Deus continue abençoando a todos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s