. a escolha das músicas

post_06ago.jpg
[louvor&adoração]

Um guia de escolha de músicas para iniciantes
Por Larry Levy 

Uma das principais dúvidas que temos como líderes de louvor é “quais as músicas que eu devo cantar?”. Se você está se preparando para liderar o louvor num grupo caseiro de nove pessoas pela primeira vez ou liderando 500 pessoas numa conferência, a dúvida permanece. Existem muitos aspectos envolvidos com a questão da adoração e da liderança do louvor, mas a escolha das músicas é algo importante. Eu creio que a escolha das músicas está para a adoração assim como a Escritura está para o ensino e a pregação. A escolha das músicas não é tudo, mas é a substância principal, de onde surgem os demais elementos.

Pergunte a qualquer pessoa que lidera louvor há algum tempo o por quê de escolher determinadas músicas para um período de adoração e eles responderão: “Eu simplesmente senti que deveria cantar essas músicas”. Liderar louvor é como dirigir um carro. Nas primeiras vezes, tudo parece mecânico: ajuste os espelhos, vire a chave, coloque o pé na embreagem antes de engatar a marcha, mantenha as mãos no volante na posição dez pras duas, use o pisca-pisca… Depois de alguns anos dirigindo, você faz todas essas coisas sem pensar nelas. Da mesma maneira, os líderes de louvor experientes estão processando rapidamente muitas coisas diferentes enquanto estão se preparando para a adoração — e até mesmo enquanto estão liderando louvor.

 

A escolha das músicas por parte desses líderes envolve processar diferentes elementos do momento da adoração de uma maneira mais rápida do que quando nós estamos apenas começando a liderar louvor. Esperamos que esse artigo ajude muitos de vocês que estão começando a liderar louvor, assim como estimule aqueles que já lideram a pensar no processo de escolha das músicas.


Aqui estão algumas perguntas que você deveria se fazer na hora de eleger as músicas que vão compor o período de louvor:

Qual é o tipo de evento de adoração que vou liderar?
É um grupo pequeno que irá cantar pela primeira vez? É um grupo de adoradores experientes, que você precisa implorar para que parem? Será um evento evangelístico ao ar livre? Uma conferência? Será um culto regular de domingo cujo tema é o arrependimento? O louvor será para crianças, jovens ou pessoas de idades variadas?

Saber que tipo de evento vai acontecer é um dos fatores para a escolha das músicas.

A música começou a crescer e poderia ter se tornado a nossa música mais ungida. Ela servia exatamente para aquele contexto. Algumas músicas servem melhor se tocadas em grupos pequenos e outras em grupos maiores — certamente você irá descobrir isso ás vezes de uma maneira dolorosa. Talvez você nunca tenha percebido que a tonalidade de uma música era tão alta até cantá-la com um grupo de sete pessoas.

O que Deus está fazendo com o grupo?
As igrejas passam por diferentes fases e é maravilhoso ver quando a adoração reflete isso.
Sobre o quê o pastor tem pregado? O que tem acontecido na vida das pessoas? Qual tem sido a ênfase da nossa igreja? Em nossa igreja estamos atualmente enfatizando a comunhão e a amizade entre os membros e como a transparência diante de Deus e dos irmãos é a chave para evoluirmos como pessoas. Certa vez, no meio da ceia domingo, o líder de louvor cantou uma música que ele havia composto sobre achegar-se e participar da refeição na mesa do Senhor e não deixar que nada nos leve para longe. Foi algo poderoso!

Quais as músicas que realmente tem me tocado?
Vamos encarar uma verdade: é difícil tocar músicas que não o tocam, estimulam, inspiram e nem o quebrantam. Você escuta uma música e sabe quando vem aquele pensamento “eu preciso tocar essa música”. A música não precisa surtir o mesmo efeito todas as vezes que você a toca, mas em algum lugar ela está tocando o seu coração.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s